sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mãe Social: um exemplo de amor ao próximo




No segundo domingo de maio é comemorado o dia das mães. Este ano, o departamento de Ação Social da Convenção Batista Brasileira aproveita a oportunidade para trazer uma experiência de uma mãe social evangélica em uma casa de acolhimento na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Ser mãe social “é aquela que se dedica à assistência ao menor abandonado, exercendo encargo social dentro do sistema de casas lares ou aldeia assistencial” (lei 7.644/87).

Arlete Bastos Bueno nasceu no Estado do Espírito Santo e vem de uma família que sempre teve o hábito de ser hospitaleira e cuidar do próximo. Um dia sua amiga a convidou para ser mãe social em um abrigo evangélico no Rio de Janeiro. Arlete aceitou o desafio e atuou como mãe social por cinco anos. Passado este tempo, surgiu outra proposta para ser mãe social somente de meninas, no Reame, uma instituição evangélica que há 17 anos trabalha com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, através do programa de acolhimento e ações socioeducativas estendidas a suas famílias e à comunidade, visando o pleno exercício da cidadania, com base nos valores ético cristãos. 


O fato de ter uma filha não a impediu de ser mãe social, pelo contrário, levou-a junto para que pudesse aprender com a mãe as experiências vividas no Reame. E o interessante é que neste período, havia uma menina na casa que não aceitava de jeito algum a sua filha, em todo o tempo implicava com a menina. Até que, com muito amor, carinho e atenção, a mãe social se aproximou dela e perguntou por que tratava sua filha tão mal. A menina disse que sentia muita tristeza porque gostaria que Arlete fosse sua mãe de verdade. Outra história marcante foi de L.P.S., um menino que era muito rebelde, não queria saber de estudar, nem respeitar os educadores. Ele brigava o tempo todo com a Arlete e após um período de investimento no relacionamento, com paciência e dedicação, L.P.S. mudou seu comportamento e hoje está se formando em um dos projetos da Fundação da Infância e Adolescência (FIA). Em sua formatura, ele poderia escolher apenas uma pessoa e a escolhida foi Arlete.

“Eu amo o que faço. Quando você tem um filho pode ensiná-lo desde bebê, mas quando você é mãe social o tempo é pouco para educar, tendo em vista o fato de que muitas das crianças já chegam ao Reame crescidas. Mas nós plantamos hoje e temos que ter perseverança, amor e carinho para podermos colher bons frutos amanhã.

Deixo a mensagem para todas as mães que brinquem, deem limites, busquem a linguagem do seu filho, conquiste-o e sejam amigas para que ele busque primeiramente conselhos em vocês” comenta Arlete.

Arlete atualmente é coordenadora de todas as educadoras do Reame e membro da Igreja Batista Memorial da Tijuca.
Que neste dia das mães possamos refletir na importância de sermos exemplo e conselheiras para aqueles que Deus nos dá o privilégio de educar.

“Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem” Prov. 5.22.





Texto de Luciene Fraga
Assistente de Coordenação 
do Departamento de Ação 
Social da CBB


Copyright © 2012 Portal Batista. Todos os direitos reservados.

Um comentário:

  1. O QUE ME LEVOU A PESQUISAR SOBRE COMO SER MÃE SOCIAL ,FOI UMA REPORTAGEM QUE ACABEI DE ASSISTIR NA PARABOLICA ,NO CANAL DA GLOBO ;GLOBO CIDADANIA.ACHEI MUITO INTERESSANTE,ALIAS MUITO IMPORTANTE,POIS EXISTEM ADOLESCENTES E CRIANÇAS PRECISANDO DE APOIO,CARINHO ,ATENÇÃO E MUIIIIIITO AMOR.QUERO PARABENIZAR A ARLETE PELA SUA DEDICAÇÃO A ESSES QUE TANTO CARECEM DE UMA MÃE E ELA ESTA ALI PARA AJUDA-LOS.MÃES DE JOELHOS,FILHOS DE PÉ...QUE O SENHOR TE ABENÇOE COM TODAS BENÇÃOS QUE O SEU CORAÇÃO ALMEJA,SEGUNDO A VONTADE DELE,EM CRISTO FIQUE NA PAZ.

    ResponderExcluir